terça-feira, 10 de julho de 2012

Neymar




Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992), conhecido por Neymar ou Neymar Júnior, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos e também defende a Seleção Brasileira.
Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores. Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais. Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, seu maior amigo e também titular do time do Santos atualmente.
Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo Fenômeno, Zinédine Zidane e Robinho. O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue, e notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá.
Neymar estreou aos 17 anos no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2x1 e válida pelo Campeonato Paulista.
Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009, contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 3x0 e válida pelo Campeonato Paulista.
O jogador não repetiu as atuações empolgantes nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, e o "Peixe" acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.
Pelo Campeonato Brasileiro, obteve destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, mas o Santos acabou terminando na 12ª posição.
Pelo Campeonato Paulista, Neymar conseguiu o feito de marcar cinco gols em cinco clássicos, no mais notável, marcou três gols contra o São Paulo, além de marcar contra o Corinthians, e contra o Palmeiras, na campanha em que o Santos se consagrou Campeão Paulista de 2010. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2x1, já nas semifinais foram duas vitórias (3x2 e 3x0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2x1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4x3. Após a vitória na campanha estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho e André, foi apelidada de "Meninos da Vila", apelido geralmente dado à times que o Santos forma, com jogadores de categorias de base como destaque.
O segundo título na temporada viria na Copa do Brasil, Neymar se destacou nas partidas contra o Naviraiense, uma sonora goleada por 10x0, além do 8x1 sobre o Guarani, jogo este, em que marcou cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, no jogo de ida das oitavas-de-final da competição.
No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols, ajudando o Santos a vencer por 2x0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, Neymar foi o artilheiro com onze gols, garantindo a vaga do Santos na Libertadores do ano seguinte.
Ainda em 2010, em meio a fortes especulações de uma transferência de Neymar para a Europa, muito provavelmente para o Chelsea, da Inglaterra, a diretoria do Santos novamente se mexeu para manter o jogador. No dia 23 de agosto, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro fez uma reunião com Neymar da Silva Santos, empresário e pai do jogador. Na reunião estavam Luís, Neymar pai e o filho. Luís apagou a luz da sala onde estavam e mostrou a eles uma cadeira vazia.
Após isto, o celular de Luís Álvaro tocou. Na linha, estava Pelé, que também tentava convencer Neymar (o pai) a manter o filho no Santos. Depois de 15 minutos de conversa no telefone, Pelé conseguiu.
Na sequência da temporada 2010, já com a vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, o Santos não demonstrou grande importância ao Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando apenas na oitava posição. Apesar disto, Neymar foi ainda o vice-artilheiro do Brasileirão 2010, com 17 gols, ficando atrás apenas de Jonas, então no Grêmio, que havia marcado 23 vezes.
O ano de 2011 iniciou com todos os "holofotes" do futebol brasileiro sobre Neymar. Após o último ano, ele passou a ser considerado por muitos especialistas como o melhor jogador em atividade no país. Restava apenas saber se ele corresponderia como o principal protagonista de um time.
Pelo Santos, agora reforçado por Elano, Neymar iniciou a temporada ajudando o clube a classificar-se para a fase final do Campeonato Paulista. Em seguida, o Peixe venceu a Ponte Preta nas quartas-de-final, e passou pelo rival São Paulo nas semi-finais, no clássico chamado San-São. Na final, enfrentou o Corinthians, que havia passado pelo Palmeiras nas semis. No primeiro jogo, realizado no Estádio do Pacaembu, o empate sem gols mostrou-se um bom resultado para o Santos no jogo da volta, já que agora a equipe precisava apenas do placar mínimo para ser campeão. No jogo da volta, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2x1, com um dos gols tendo sido marcado por Neymar, tornou-se bi-campeão paulista, e pela 19ª vez campeão estadual.
Pela Copa Libertadores, o Santos classificou-se na segunda colocação do grupo 5, atrás do Cerro Porteño, e passou pelo América do México nas oitavas-de-final, vencendo por 1x0 na Vila Belmiro e segurando o 0x0 na casa do adversário. O Once Caldas foi o adversário nas quartas-de-final, no jogo de ida, na Colômbia, o Santos venceu por 1x0, com boa atuação, tendo também dado o passe para o gol marcado por Alan Patrick. Na volta, o empate por 1x1 no Pacaembu assegurou a vaga do Peixe nas semi-finais, tendo novamente o Cerro Porteño como adversário, assim como na fase de grupos. Contra o Cerro, o Santos venceu no jogo de ida, novamente no Pacaembu, por 1x0. Na volta, no Paraguai, após o empate em 3x3, os santistas garantiram sua vaga na final.
Na final da Copa Libertadores o Santos teve como adversário o Peñarol, que havia vencido o Vélez Sársfield na outra semi. No jogo de ida, realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Neymar teve uma atuação apagada e sofreu muito com a dura marcação dos defensores uruguaios, chegando a receber um cartão amarelo numa jogada que, segundo o árbitro Carlos Amarilla, o jogador simulou ter recebido uma pancada na região do abdômen. No intervalo do jogo, Neymar alegou ainda que Amarilla o ameaçou várias vezes de expulsão caso continuasse caindo ou fizesse falta, fato que lhe suspenderia do jogo de volta:
Eu fiquei com receio pela suspensão no segundo jogo. Joguei intimidado o primeiro tempo, é horroroso jogar com um árbitro ameaçando e falando: "vou te botar para fora". Ele falou isso três vezes, é ruim, para mim é muito ruim. Eu não podia dividir uma bola, marcar, estava pressionado por causa do amarelo.
Apesar de uma partida movimentada e com muitas chances para ambas as equipes, o jogo terminou em 0x0. Na partida de volta, Neymar fez um dos gols da vitória por 2x1, ajudando o Santos a conquistar o título da Copa Libertadores, após 48 anos, e garantindo a vaga do time na disputa do Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Japão.
Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro aconteceu apenas na 12ª rodada, na emocionante partida contra o Flamengo. No tão esperado duelo contra Ronaldinho Gaúcho, Neymar marcou dois dos quatro gols santistas, mas não pôde evitar a derrota da sua equipe num incomum 5x4.
 Posteriormente, no final do ano, um dos gols marcados nesse jogo foi eleito o mais bonito de 2011 no Prêmio FIFA Ferenc Puskás, entregue pela entidade máxima do futebol.
Ainda no Campeonato Brasileiro, em jogo válido pela 32ª rodada, Neymar marcou quatro gols contra o Atlético Paranaense e ainda teve mais dois anulados na vitória do Santos por 4x1 sobre a equipe atleticana.
No dia 1 de novembro foi anunciado os indicados à Bola de Ouro FIFA 2011 e Neymar foi o primeiro jogador atuando na América do Sul a ser indicado ao prêmio. Anteriormente, em 2007, Rogério Ceni foi indicado a Bola de Ouro da revista francesa France Football sendo o primeiro atleta atuando no Brasil a ser indicado ao prêmio antes da unificação com a premiação da FIFA.
Pelo Mundial de Clubes da FIFA, o Santos enfrentou o Kashiwa Reysol na semifinal, e não teve muitas dificuldades na vitória por 3x1, com Neymar marcando um belo gol de fora da área. Na final, os santistas enfrentaram aquele que era apontado como o melhor time do mundo no momento, o Barcelona, partida onde Neymar foi muito bem marcado pelo zagueiro espanhol Carles Puyol, tendo uma atuação bastante apagada. O Santos foi amplamente dominado na partida, e viu a equipe de Lionel Messi e companhia vencer por 4x0.
Em sua segunda partida do ano em 5 de fevereiro, pelo Paulistão, curiosamente no dia de seu aniversário, marcou seu centésimo gol na carreira na derrota do Santos para o Palmeiras por 2x1. Foram 82 gols pelo Santos e mais 18 pela Seleção Brasileira, incluindo as seleções de base. Pela Copa Libertadores da América, após uma derrota por 2x1 para o The Strongest, da Bolívia, no primeiro jogo, Neymar teve uma atuação extraordinária na partida contra o Internacional, em 7 de março, na Vila Belmiro. O atacante foi o autor de um hat-trick, marcando os três gols do Santos na partida e decretando a vitória por 3x1 sobre os gaúchos, resultado que colocou o Santos na 2ª colocação do grupo. Um dos três gols de Neymar nesta partida chegou a ser comparado ao gol marcado contra o Flamengo no ano anterior, que deu ao jogador o Prêmio FIFA Ferenc Puskás de 2011, como gol mais bonito do ano.
Na sequência da Libertadores, o Santos teve dois jogos contra o Juan Aurich, do Peru. O primeiro deles, realizado na casa dos peruanos no dia 15 de março, terminou com o placar de 3x1 a favor dos brasileiros. Nesse jogo Neymar não marcou gol, mas no jogo da volta, realizado no Estádio do Pacaembu uma semana depois, o Santos novamente venceu a equipe peruana por 2x0, com um gol de Edu Dracena e outro de Neymar. A "joia" santista seguiu com atuações espetaculares também nas partidas pelo Campeonato Paulista, incluindo um gol contra o São Paulo, no clássico San-São realizado no Estádio do Morumbi, além de mais um hat-trick na goleada por 5x0 sobre o Guaratinguetá, retomando a sua média de um gol por jogo no ano. Ainda pela Libertadores, Neymar jogou contra a equipe Boliviana, o The Strongest na Vila Belmiro. Na primeira partida o Santos perdeu o jogo, mais na casa santista, o Santos com uma certa dificuldade, conseguiu vencer a equipe da Bolívia por 2x0 sendo que o segundo gol do jogo, foi da joia santista.
O fantástico início de temporada de Neymar continuou no clássico San-São, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Nesta que foi talvez a melhor partida do atacante no ano, um jogo que se mostrava equilibrado e com chances para os dois lados, Neymar mais uma vez desequilibrou a favor do Santos e marcou os três gols da vitória por 3x1 sobre o São Paulo, em pleno Estádio do Morumbi, garantindo a vaga santista na final do estadual pelo quarto ano seguido. Nesta partida, o atacante marcou também o seu 100º gol pelo Santos (o primeiro dos três), entrando de vez para a lista dos maiores artilheiros em toda a história do clube.
Em 10 de maio, Neymar marcou dois gols contra o Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores, tornando-se agora o maior artilheiro do Santos na era pós-Pelé com 106 gols marcados, superando o ex-atacante Serginho Chulapa, que tinha 104 gols. Em 13 de maio, marcou mais dois contra o Guarani na vitória do Santos por 4-2, conquistando o tricampeonato paulista além da artilharia da competição, com 20 gols.
Após o tricampeonato paulista conquistado pelo Peixe, o time voltou novamente suas atenções para a Libertadores em busca do tetra. Seu adversário nas quartas de finais da competição, foi o clube argentino Vélez Sarsfield. No primeiro jogo, Neymar não teve boa atuação, chegando a finalizar apenas uma vez ao gol adversário, sendo assim, o Vélez ganhou a partida na argentina por 1x0. Já no segundo jogo, realizado na Vila Belmiro, a história foi diferente. Neymar teve uma atuação melhor do que na Argentina, e o Santos devolveu o placar por 1x0, com gol de Alan Kardec, levando a disputa para os pênaltis. O Peixe não teve muita dificuldade para vencer a equipe argentina nas penalidades, o goleiro Rafael defendeu uma, e na última cobrança dos argentinos, o lateral Emiliano Papa, do Vélez Sarsfield, isolou a bola por cima do gol. Neymar seria o quinto a cobrar, mas não chegou a fazê-lo pois a equipe praiana já havia feito uma vantagem suficiente: 4x2. Nas semifinais da o Santos encarou o seu arquirrival Corinthians, com o primeiro duelo realizado na Vila Belmiro, jogo no qual Neymar teve uma atuação apagada frente a uma boa marcação adversária. O Corinthians venceu o Santos por 1x0, gol marcado por Emerson Sheik. No segundo jogo, realizado no Pacaembu, repetindo a mesma atuação do primeiro jogo do confronto, Neymar não jogou bem, porém marcou o único gol do Santos. Este gol, porém, não foi o bastante, já que o Corinthians chegou ao empate no começo do segundo tempo e desclassificou o Peixe da Libertadores, fracassando na tentativa do bicampeonato continental.
Seleção Brasileira
Sub-17 e Sub-20
Pelas seleções de base do Brasil, Neymar defendeu a Sub-17, em 2009, e a Sub-20, em 2011.
Pelo Sub-17, participou do Copa do Mundo Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3x2. Posteriormente, o Brasil sofreu duas derrotas por 1x0, para México e Suíça, e foi precocemente eliminado da competição.
Pelo Sub-20, por outro lado, obteve resultados melhores. Fez parte do elenco campeão do Sul-Americano de 2011, resultado que garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de 2012. Era o jogador mais badalado da equipe, e logo na primeira partida, marcou os quatro gols da vitória por 4x2 sobre o Paraguai. Após esta partida, o Diário Olé chegou a apelidá-lo de Neymaradona. Ao fim do Sul-Americano, foi também o artilheiro do torneio, com nove gols.
Pela Seleção Brasileira principal, recebeu sua primeira convocação em 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, que havia acabado de assumir o cargo. A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsey, no jogo, Neymar marcou um gol de cabeça, seu primeiro gol com a camisa canarinha, logo na estreia.
Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos, foi chamado novamente pela seleção no dia 29 de outubro para outro amistoso, desta vez contra a grande rival Argentina. Na partida, o jogador teve uma atuação razoável, mas não pôde evitar a derrota por 1x0, em gol marcado por Lionel Messi.
No ano seguinte, continuou sendo chamado por Mano, agora para o amistoso contra a Escócia, realizado em 27 de março de 2011. Neste jogo, teve sua melhor atuação até hoje pela seleção, marcando os dois gols da vitória por 2x0, um deles de pênalti, sofrido por ele próprio.
Em junho, atuou em mais dois amistosos, um empate em 0x0 contra a Holanda e uma vitória por 1x0 contra a Romênia. Nestes dois jogos, não marcou nenhum gol e teve atuações abaixo do esperado, mas foi o autor da assistência para o gol de Fred na vitória pelo placar mínimo sobre os romenos. Após esta partida, Mano Menezes anunciou a lista de convocação do Brasil para a Copa América, e incluiu Neymar, que disputara seu primeiro torneio pela seleção principal.
Copa América de 2011
Neymar chegou à Argentina, sede da Copa América, como o principal protagonista. Após a conquista da Copa Libertadores com o Santos, ele era apontado pelos jornalistas esportivos como o jogador em melhor fase dentes os 23 convocados. Na partida de estreia, contra a Venezuela, esteve durante os 90 minutos em campo e não pôde evitar o frustrante empate em 0x0. No jogo seguinte, agora frente ao Paraguai, novamente fez muito pouco e chegou a ser vaiado quando foi substituído por Fred, que poucos minutos após sua entrada marcou o gol que garantiu o empate por 2x2. Seu desempenho inicial na Copa América foi abaixo das expectativas: nos dois primeiros jogos, ele pouco finalizou e teve números abaixo do que vinha apresentando em seu clube. No jogo seguinte, contra o Equador, Neymar finalmente "desencantou" no torneio, marcou dois gols na vitória por 4x2 e ajudou a garantir o Brasil na primeira colocação do grupo, tendo o Paraguai como adversário nas quartas-de-final.
Contra os paraguaios, veio a eliminação da Seleção Brasileira: após um 0x0 durante 120 minutos (tempo normal e prorogação) com o Brasil superior no jogo, a Seleção Paraguaia acabou saindo vencedora na disputa por pênaltis, com os brasileiros errando todas as quatro cobranças. Neymar havia sido novamente substituído por Fred ainda antes do final da prorrogação.
Pós-Copa América
Para o primeiro amistoso após a Copa América, contra a Alemanha, em Stuttgart, Mano Menezes anunciou a lista de convocação no dia 25 de julho, e incluiu Neymar. Como a Seleção Brasileira não disputará as eliminatórias por ser a sede da próxima Copa do Mundo, tais amistosos serão muito comuns nos próximos meses. Na partida, Neymar marcou o segundo gol brasileiro, mas a Alemanha sagrou-se vencedora. Dias depois, além do amistoso contra Gana, o atacante foi convocado para as partidas do Superclássico das Américas, contra a Argentina. No primeiro jogo, empate em 0x0. Já no segundo jogo, 2x0 para o Brasil, com o segundo gol marcado por Neymar. Foi seu primeiro título com a seleção. Logo na semana seguinte ao Superclássico, foi o autor do único gol da vitória sobre a Costa Rica num outro amistoso.
Olimpíadas de Londres
Após um amistoso com atuação discreta no final de fevereiro, numa vitória por 2x1 contra a Bósnia, Neymar disputou seu segundo jogo pela seleção em 2012 frente aos Estados Unidos, já em preparação para as Olimpíadas de Londres. O treinador Mano Menezes convocou em sua grande maioria jogadores com idade olímpica (abaixo de 23 anos), e Neymar foi um dos destaques da partida, marcando o primeiro gol de pênalti e dando assistência para os dois seguintes. A partida terminou com o placar de 4x1.


Vida pessoal


Infância e juventude
Filho de Neymar da Silva Santos (de quem herdou o nome) e Nadine Santos, Neymar nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, em 5 de fevereiro de 1992, mas ainda muito jovem mudou-se para São Vicente e em seguida para Santos. Em 2003, aos 11 anos de idade, chegou às categorias de base do Santos, de onde não saiu mais até tornar-se profissional.
Quando Neymar ainda não ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente. Com o dinheiro e já prevendo o sucesso do filho, a família comprou seu primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro. À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava. Aos 15 anos, Neymar ganhava 10 mil reais por mês. Aos 16, 25 mil. Aos 17, quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros patrocínios.
Atualmente
Patrocínios, marketing e lucro
Em abril de 2011, já como estrela da Seleção Brasileira e um dos principais garotos-propaganda da televisão brasileira, adquiriu, por 4 milhões de reais, uma mansão no condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá, litoral de São Paulo. O salário atual de Neymar é de 160 mil reais, um salário proporcionalmente baixo para os padrões do futebol brasileiro. Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, recebe 300 mil reais por mês; Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, 700 mil.
A grande diferença é que, atualmente, nenhum deles é capaz de atrair tantos patrocinadores quanto Neymar, que tem onze contratos de publicidade vigentes. Sua imagem e seu potencial são tão fortes que empresas como a Nike querem tê-lo por perto durante muito tempo. O craque recebe cerca de 1 milhão de reais por ano somente da fabricante de materiais esportivos e o contrato é válido até 2022, quando ele terá 30 anos. Segundo o contrato, tal valor ainda pode ser multiplicado. Uma cláusula prevê remuneração para títulos conquistados e convocações para a Seleção Brasileira. Além da Nike, as outras dez empresas das quais Neymar também é garoto-propaganda são Red Bull, Panasonic, Tennys Pé, Guaraná Antarctica, Banco Santander, Claro, Lupo, Unilever, Volkswagen e Heliar. Seu faturamento anual com todos estes patrocínios é de cerca de 24 milhões de reais.
Devido ao extremo assédio ao jogador, o Santos criou um departamento para cuidar apenas da imagem de Neymar, hoje administrada pelo especialista em marketing Eduardo Musa. Além do advogado Lissandro Florêncio e do empresário Wagner Ribeiro (que cuida dos contratos ligados ao futebol), Neymar também tem seus passos acompanhados pela 9ine, a empresa de mar­keting esportivo recém-criada por Ronaldo.
Outro grande administrador da carreira de Neymar é o seu pai e xára, Neymar da Silva Santos. Ele coordena todo o lucro do filho e não permite que o ainda jovem garoto faça extravagâncias com os altos valores que fatura.
Ao marcar pela segunda vez na vitória de 6 a 0 do Brasil sobre o Uruguai, Neymar imitou o gesto de um motorista, como se conduzisse um volante de um carro imaginário. O fato foi uma ironia com a aposta que ele havia feito com seu pai.
Em 4 de abril, Neymar comprou um iate avaliado em 15 milhoes de reais. O luxuoso barco tem três suítes, uma sala de jantar, sofás para oito pessoas, cozinha, quarto com cama de casal e isolamento acústico. A embarcação recebeu o nome de Nadine, em homenagem à mãe do jogador.
Nascimento do primeiro filho
No dia 8 de maio de 2011, horas antes da final do Campeonato Paulista daquele ano contra o Corinthians, Neymar descobriu que havia tido um filho com uma garota de 17 anos. Quatro dias depois, em 12 de maio, deu a informação oficialmente através de seu site oficial, confirmando que seria pai pela primeira vez aos 19 anos de idade. O nome da mãe não foi divulgado para que se pudesse preservar a imagem, tanto dela, quanto da criança. Dezesseis dias depois de saber da gravidez, na véspera da semifinal da Copa Libertadores, a mãe da criança informou a Neymar sobre o sexo do bebê, seria um menino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário